Movember muito mais do que um movimento
Movember: Muito Mais Do Que Um Bigode
Movember: Um Conto de Fados
By Salvador rodrigues
Novembro. Os céus estão mais azuis. As árvores despem-se das folhas de Outono bronzeadas
E há mais bigodes nas ruas.
Em 2003 dois amigos encontram-se num bar em Melbourne. Por entre cervejas sossegadas e boas conversas, os bigodes desaparecidos nas décadas passadas, e a inspiração da mãe de um amigo a angariar fundos para combater o cancro da mama, surge a ideia do que se irá tornar Movember.
17 de Novembro era já o dia Mundial do Combate ao Cancro da Próstata. Porque não ter um mês inteiro dedicado a sensibilização de doenças masculinas, incluindo cancro testicular, saúde mental, e claro, cancro da próstata.
A associação Movember surgiu assim: dois amigos a convencer um total de 30 homens a deixar crescer o bigode durante o mês de Novembro para a consciencialização, e com doações para apoiar instituições de pesquisa e tratamento relacionadas com estes temas, organizar reuniões onde são debatidas questões relacionadas com saúde masculina, incentivar os homens a deixar taboos de lado e falarem sobre temas sem pruridos.
Menos de vinte anos depois, está em mais de 20 países, conta com mais de seis ponto cinco milhões de homens e mulheres a apoiar a causa, mais de 1.250 projectos de investigação apoiados, resultando em mais de 45 prémios, novas e melhoras ferramentas de diagnóstico e medicação. Movember surge da aglutinação de “Mo” (mustache/bigode) com “November” (Novembro). Mas o bigode não descrimina.
O bigode é apenas uma expressão, uma campanha de marketing para promover o bem-estar da nossa sociedade, e as mulheres têm, desde o princípio, um papel fundamental.
As mulheres foram e são uma inspiração para este movimento. São um modelo de como lidar com temas estereotipados de forma mais aberta e saudável.
E seja no seio familiar ou entre amigos, são um apoio essencial na educação e consciencialização da saúde masculina. Afinal de contas, um bom debate, discussão ou desabafo não tem género.
Ainda há muita vergonha e taboo no que toca à saúde por parte dos homens, ainda se sentem muitas vezes constrangidos, acabando por não comunicar e a não agir, por vezes com consequências trágicas evitáveis. Para isso precisamos da ajuda de todos.
A saúde masculina é tão importante para as mulheres como a saúde feminina é para os homens.
Vivemos em sociedade e o bem estar de uns, de outros e de todos é essencial para a nossa harmonia.
Obrigado a todos os Mo Bros e todas as Mo Sisters que participam neste movimento, seja com bigodes na cara ou bigodes na alma. E se ainda não te juntaste a nós, junta-te agora!
Vem à Barberhood durante o mês de Novembro, a paraa barba toda ou deixa apenas o bigode, e por cada serviço prestado doamos €1 à Fundação Movember, enquantoa Jameson te oferece um shot de whiskey.
Pela saúde de uns, pela saúde de todos.